quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Oito hábitos do século 21 para professores altamente eficazes

Ouvimos muita coisa sobre o aprendiz do século 21, mas o que acontece com o professor século 21? Andrew Igrejas investiga o que os torna bem sucedidos.

Quais são as características que seriam de se esperar no século 21 para um bem sucedido educador?
Bem, sabemos que eles estão ensinando sobre como aprender tanto quanto os conteúdos. Sabemos, também, que eles devem ser no século 21 alunos também. Mas professores altamente eficazes em salas de hoje são mais do que isso - muito mais.

1. Adaptação
Como estamos arraigados a um modelo de ensino centrado na avaliação, o educardor do século 21 deve ser capaz de adaptar o currículo e os requisitos para ensinar ao currículo escolar de maneira imaginativa. Eles devem também ser capazes de adaptar o software e hardware projetados para um modelo de negócio em ferramentas a serem utilizadas por uma variedade de faixas etárias e habilidades. Eles devem também ser capazes de se adaptar a uma econômia dinâmica e experiência. Quando tudo der errado no meio de uma aula, quando as Tecnologias fracassarem, o show tem que continuar.

2. Sendo visionário
A imaginação é um componente crucial do educador de hoje e de amanhã. Eles têm de olhar através das disciplinas e, através do currículos; devem ver o potencial nas ferramentas e tecnologias Web emergentes, agarrando e manipulando o que lhes a servir às suas necessidades. Se olharmos para as tecnologias emergentes que atualmente vê, quantas são desenvolvidos para a educação? O visionário professor pode olhar para outras pessoas e idéias e ponderar de que forma utilizá-los na sua classe.

3. Colaborador
O Blogger, Wikispaces, Bebo, MSN, MySpace, Second Life, Twitter, RSS - como um educador, devemos ser capazes de alavancar essas ferramentas colaborativas para reforçar e cativar os nossos alunos. Devemos ser também aqueles que colaboram, partilham, adaptam e inventam.

4. Assumindo riscos
Há tanto para aprender. Como pode você como um educador saber todas essas coisas? Você tem que assumir riscos e, por vezes, entregar-se aos conhecimentos de seus estudantes. Ter uma visão do que você quer e aquilo que a tecnologia pode alcançar, identificar as metas e facilitar a aprendizagem. Use os pontos fortes dos nativos digitais para compreender novos produtos. Todos tem o que ensinar. Confie em seus alunos.

5. Aprendizado
Esperamos que os nossos alunos sejam educados para a vida. Professores, devemos continuar a absorver experiências e conhecimentos. Temos de nos esforçar para nos mantermos atuais. Pergunto-me quantas pessoas ainda usam seus planos de aula e de unidade de cinco anos atrás. Para ser professor, você deve aprender a como se adaptar aos novos horizontes e as novas paisagens.

6. Comunicando
Para ter em qualquer lugar, qualquer hora aprendizagem, o professor deve estar em qualquer lugar e a qualquer hora. O professor do século 21 é fluente nas ferramentas e tecnologias que permitem a comunicação e a colaboração. Eles vão para além da aprendizagem apenas como fazê-lo, pois eles também sabem como facilitar, estimular e controlar, moderar e gerir.

7. Modelação comportamento
Existe uma expectativa de que os professores vão ensinar valores, por isso temos que ter o modelo de comportamento que esperamos de nossos alunos. Nós somos muitas vezes a parte mais consistente de sua vida, vendo-os com mais freqüência, durante um período mais longo do que até mesmo os pais. O educador do século 21 é também modelo de tolerância, de conscientização global, de prática reflexiva. Um educador eficaz deve olhar para o interior e para o exterior.

8. Liderando
Quer se trate de um campeão do processo de integração das TIC's, ou um calmo usuário de tecnologia, o educador do século 21 é um líder educador. Com objetivos claros, a liderança é crucial para o sucesso ou o fracasso de qualquer projeto.

ANDREW CHURCHES é o responsável por tecnologia da informação na escola Kristin em Auckland, Nova Zelândia.

2 comentários:

  1. Olá...gostei muito do texto sobre as atitudes do educador neste século, fiz até uma cópia para mim estar sempre lendo e buscando cada vez mais incorporar em minhas práticas pedagógicas. Obrigada pela visita no meu Blog! Abraços...
    Luci Ana

    ResponderExcluir
  2. Oi Adriano!

    Seu blog ficou um espaço bem bacana. É bom saber que agora temos um espaço para a matemática.
    Gostei muito do seu texto sobre os 8 hábitos do professor.
    Abraços!
    Marinalva

    ResponderExcluir